Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011


Macedo Griot é ator, autor teatral, músico-compositor, poeta e Arte Educador que vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de cultura e arte educação, em parceria com organizações e movimentos, além de instâncias governamentais de foro estadual e municipal.
É o único poeta da Baixada Fluminense - RJ, que figura em uma coletânea [CARAS DO RIO /95] onde constam nomes como o de Mário Lago ( Prefácio), Ferreira Goulart, Ledo Ivo, Paulo César Pinheiro, entre outros poetas da cena carioca. Seu trabalho é fundamentalmente autoral, primando pelo ecletismo e linguagem popular que, por isso, encontra boa receptividade tanto nas comunidades, quanto nas universidades, teatros e associações por onde se apresenta ou com as quais estabelece vínculo.
Dentre os trabalhos executados destacam-se:

Entrevista com um Griot (Teatro)
É um espetáculo que se propõe a um mergulho teatral, poético e musical, nos valores africanos, presentes na formação da identidade brasileira, com diversidade estilística e engajamento na cultura de direitos.
O espetáculo busca lembrar o ambiente de contação de histórias, respeitando a origem dos Griot's africanos e recriando sua atmosfera de transmissão oral do conhecimento.
O conjunto da obra busca dialogar com o público por meio do lúdico, do jogo dramático e da interatividade. Com um enfoque lúdico-educativo e em consonância com a Lei 10.639, a personagem “O Griot”, se expressa, trazendo para a platéia as possibilidades reflexivas que o texto sempre sugere, sem perder a alegria e o encantamento. Ao mesmo em que, constrói um discurso que fomenta a auto-estima e a afirmação étnica na construção da identidade brasileira, aponta para o respeito às diferenças, como o referencial capaz de garantir o exercício da cidadania.
Na parte final do espetáculo, a platéia será estimulada a entrevistar o Griot acerca da elaboração, significação e praticidade desta abordagem artística.
A conclusão reproduz uma roda de jongo com a participação de todos artistas e público.



Espetáculo INDICADO pelo:


“Atesta a qualidade do espetáculo e o indica por seu conteúdo artístico e pedagógico...”

Secretaria Executiva FME 2008
Coordenação da Comissão de Cultura.

Críticas
“O ator, escritor e compositor Macedo de Morais fechou com chave de ouro o primeiro dia de manifestações artísticas e culturais no espaço comandando a montagem do espetáculo sobre cultura africana “Entrevista com um Griot”, que contou com a participação de Eduardo Reis na percussão e Bruno Rego no violão.”
Coordenador de Imprensa
KKayo Iglesias
(kayo.iglesias@novaiguacu.rj.gov.br)
O Afro Samba de Macedo Griot (Música)


Depois da bem sucedida estréia, na cidade de Nova Iguaçu, o show: O AFRO SAMBA DE MACEDO GRIOT , artista multimídia, acompanhado da BANDA do ÒRUM), começa sua Excursão Estadual, onde sua "Trilogia Griot" estará travando uma relação dialética no teatro, na música e na poesia de inspiração afrocentrista e totalmente autoral.
No dia 30 de Julho a Expo Macaé teve a marca do trabalho autoral de Macedo Griot que, acompanhado da BANDA DO ÒRUM, apresentou o seu espetáculo AFRO SAMBA, desfilando, um repertório rico de estílos e diversidade temática cultural, constituindo um mosaico antropológico da identidade afro brasileira, que mesmo optando por um olhar afro centrista, não deixou de envolver os matizes europeus e indígenas presentes na nossa música.

O AFRO SAMBA reuniu sambas de enredo, de embalo, de terreiro, maracatus, cirandas, afoxés, hip hop e afro-beach (Em alusão aos rítimos africanos que se popularizaram a partir dos anos 60 e 70.)
A excursão de MACEDO GRIOT continua por Queimados (3/08), Nilópolis ( 8/08) e Cachoeiras de Macacu (13,14 e 15/08), onde estará apresentando as diversas facetas de sua ação Griot por meio da poesia, música e teatro.
Tudo isso é fruto de uma apaixonada pesquisa (ainda em curso), que já resultou em 3 Produtos Artísticos/Culturais que equacionam encantamento, informação e entretenimento, para alcançar e sensibilizar um público cada vez mais diversificado.
08/08 - 17h45min - NILÓPOLIS - Show Musical - MACEDO GRIOT
13, 14 e 15/08 - 09h às 18h - CACHOEIRAS DE MACACU - Performance "O GRIOT DE MUITAS VOZES" e Lançamento do Audiolivro no interior, no Encontro Estadual de Teatro de Rua.




O GRIOT DE MUITAS VOZES(Poesia/Áudio livro)

É um áudio livro que passeia por diversos aspectos da existência humana, trazendo uma mensagem de cunho progressista, que coaduna com a função do Griot, na medida em que, este protagonista da transmissão oral é, em tese também portador de boas novas.
São 25 páginas sonoras (ps) distribuídas em 5 capítulos, a saber: afirmação, amor, mulher, cidadania e paradidáticos.
O áudio livro, lançado em dezembro 2008, vem se afirmando como uma eficiente ferramenta de dinâmicas empreendidas em reuniões,celebrações e demais atividades onde a sensibilização se faz necessária.
Este Áudio Livro é o segundo movimento da trilogia do griot, que se inicia no monólogo ENTREVISTA COM UM GRIOT, passa por este registro poético da afirmação da diversidade nas relações dialéticas estabelecidas pelo poesia Griot e tem sua culminância no musical O AFRO SAMBA DE MACEDO GRIOT, que conta a vida de mitos e heróis do povo negro no Brasil e sua relação com o mundo.
Performance de “O Griot de muitas vozes”.

PÚBLICO ALVO
Homens e mulheres de todas as classes sociais, a partir dos 12 anos, Estudantes, Professores, Educadores Sociais, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário